MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DISCIPLINA GNE-103
LISTA DE EXERCÍCIOS (AULA 4)
1 Após realizar um levantamento topográfico com uma
trena de aço de 30 m, padronizada a 20 ºC, com tensão de 5,45 kg, constatou-se
que o comprimento real da trena era 30,012 m. A área de seção cruzada da trena é
0,050 cm2, o peso, 0,03967 kg m-1 e o coeficiente termal
de expansão e contração da trena, 0,0000116. O módulo de elasticidade do aço é
2.000.000 kg cm-2. A trena foi esticada na horizontal com uma tensão
constante nas extremidades de 9,09 kg, ao medir uma linha de A até B, com 3 segmentos (Tabela 1). Aplicar as correções de calibração
de trena, temperatura, tensão, catenária, a fim de se determinar o comprimento
correto da linha.
Tabela 1 Caderneta de campo de uma linha medida com
trena de aço.
Seção |
Distância registrada (m) |
Temperatura
(ºC) |
A-1 |
30,000 |
14 |
1-2 |
30,000 |
15 |
2-B |
21,151 |
16 |
|
∑=81,151 |
|
2 Calcular a área da poligonal ABCDEFGH da Figura abaixo de acordo com a caderneta de campo da
Tabela 2.
Tabela 2 Caderneta de campo de levantamento de uma
poligonal com diastímetro.
Alinhamento |
H (m) |
Corda (m) |
A – B |
4 |
|
B – C |
3 |
|
A – C |
|
5 |
C – D |
4 |
|
D – E |
3 |
|
C – E |
|
5 |
E – F |
3 |
|
F – G |
4 |
|
G – E |
|
5* |
G – H |
4 |
|
H – A |
3 |
|
A – G |
|
5 |
*Corda de ângulo externo.
3 Uma distância foi medida com uma trena de aço de 30
m, sendo obtido o valor de 273,15 m. Após aferir a trena, verificou-se o
comprimento real de 30,01 m. Qual é a distância correta medida?
4 Deseja-se locar uma dimensão de 360 m com uma trena
de aço subdividida de 0 a 30 m, porém com um comprimento real de 29,98 m. Qual
medição de campo deve ser feita com essa trena de forma que a distância correta
seja obtida?
5 Numa trenada de 20 m, um ponto está mais baixo do que
o outro 0,40 m. determinar o erro causado pelo desvio
vertical.
6 Leia atentamente as afirmativas abaixo, assinalando
no parêntese (V) para Verdadeiro e (F) para Falso. Será adotado o critério de
que uma resposta incorreta anula uma resposta correta.
6.1 ( ) Em levantamentos planos, a distância
entre dois pontos refere-se à distância vertical.
6.2 ( ) A distância real para uma medição
com trena pode ser obtida em função da distância medida e do somatório das
correções.
6.3 ( ) Na correção de calibração
de trena, para uma trena mais longa deve-se subtrair uma correção de distância
e para uma trena mais curta deve-se somar o valor de correção.
6.4 ( ) Os erros causados por
mudanças de temperatura podem ser praticamente eliminados realizando-se a
medição da temperatura ou utilizando-se uma trena de Invar.
6.5 ( ) Realizar várias
medidas em seções pequenas pode determinar menor erro aleatório aumentando a
acurácia da medida.
6.6 ( ) A ocorrência de catenária durante o
levantamento com trena, determina menor distância horizontal.
6.7 ( ) A
catenária pode ser reduzida aplicando-se menor tensão nas extremidades e
realizando o levantamento em intervalos mais longos.
6.8 ( ) Correções de erros causados pela
inclinação da trena podem ser calculadas da mesma forma que os erros de
alinhamento horizontal.
6.9 ( ) O levantamento da mesma linha com
diferentes trenas, horários e posições alternadas pode reduzir o erro em
trabalhos de precisão.
6.10 ( ) Erros de alinhamento são
considerados aleatórios e podem ser eliminados por alinhamento cuidadoso.