MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA

DISCIPLINA GNE-103

LISTA DE EXERCÍCIOS (AULA 3)

 

1 A primeira direção de um levantamento de fronteiras foi escrito como 37º13’ NW. Qual é o azimute equivalente?

 

2 Assuma que o rumo magnético de uma linha de uma propriedade foi registrado como 43º30' SE em 1862. Nessa época, a declinação magnética na localidade do levantamento era 3º15' W. Qual rumo geodésico será necessário para um plano de divisão da propriedade?

 

3 Considere que o rumo magnético de uma linha AB lida em 1878 foi 26º15' NE. A declinação magnética no local, na mesma época era 7º15'W. Em 2000, a declinação foi 4º30' E. Determinar o rumo magnético em 2000.

 

4 Determinar o rumo e o azimute do alinhamento BC de uma poligonal, considerando que o rumo AB é 53,2858º NE e o ângulo interno em B determinado pela visada de ré do ponto B até A e, uma visada de vante de B até C, é 124,6091º (Figura 1).

Figura 1. Cálculo de azimute e rumo de uma poligonal.

 

5 Leia atentamente as afirmativas abaixo, assinalando no parêntese (V) para Verdadeiro e (F) para Falso. Será adotado o critério de que uma resposta incorreta anula uma resposta correta.

5.1 (  ) Em levantamentos topográficos, as direções são obtidas com base em azimutes e rumos.

5.2 (  ) A direção de uma linha é definida pelo ângulo vertical entre um alinhamento e uma linha de referência arbitrária denominada meridiano. 

5.3 (  ) Ângulos de deflexão no sentido horário são considerados negativos e no sentido anti-horário, positivos.

5.4 ( ) Meridianos geodésicos e astronômicos são muito semelhantes, de forma que pequenas correções são necessárias para converter os meridianos geodésicos em astronômicos.

5.5 (  ) Azimutes sempre consideram o norte como referência de direção.

5.6 ( ) O ângulo de profundidade da agulha varia de 0o próximo ao equador a 90º nos polos magnéticos. 

5.7 (  ) A variação secular da declinação magnética pode ser descrita por modelos utilizados para realizar previsões de longos períodos.

5.8 ( ) A variação anual da declinação magnética é causada pela variação secular em um determinado ano.

5.9 ( ) A atração local estará presente se as leituras de vante e ré de uma linha com bússola diferirem mais do que os erros de observações normais.

5.10 (  ) As cartas isogônicas representam a variação espacial da declinação magnética.

 

6 Calcular a declinação magnética da cidade em que você nasceu utilizando o programa de computador localizado no website da NOAA, no endereço http://www.ngdc.noaa.gov/geomag-web/#declination. Elaborar uma tabela e um gráfico de variação da declinação magnética ao longo do tempo. Comparar os dados obtidos pelo modelo IGRF 11 e WMM 2010.