MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
DISCIPLINA GNE-103
LISTA DE EXERCÍCIOS (AULA 4)
1 Após realizar um levantamento topográfico com uma trena de aço de 30 m, padronizada a 20 ºC, com tensão de 5,45 kg, constatou-se que o comprimento real da trena era 30,012 m. A área de seção cruzada da trena é 0,050 cm2, o peso, 0,03967 kg m-1 e o coeficiente termal de expansão e contração da trena, 0,0000116. O módulo de elasticidade do aço é 2.000.000 kg cm-2. A trena foi esticada na horizontal com uma tensão constante nas extremidades de 9,09 kg, ao medir uma linha de A até B, com 3 segmentos (Tabela 1). Aplicar as correções de calibração de trena, temperatura, tensão, catenária, a fim de se determinar o comprimento correto da linha.
Tabela 1 Caderneta de campo de uma linha medida com trena de aço.
Seção |
Distância registrada (m) |
Temperatura (ºC) |
A-1 |
30,000 |
14 |
1-2 |
30,000 |
15 |
2-B |
21,151 |
16 |
|
∑=81,151 |
|
a) A calibração do comprimento da linha pode ser obtida por
b) As correções de temperatura para cada seguimento foram
CT1 = 0,0000116(14 - 20)30 = -0,0021 m
CT2 = 0,0000116(15 - 20)30 = -0,0017 m
CT1 = 0,0000116(16 - 20)21,151 = -0,0010 m
∑CT = -0,0048 m
c) A correção de tensão pode ser obtida por
d) A correção de catenária pode ser obtida por
e) A distância corrigida AB foi obtida pela adição de todas as correções:
AB = 81,151 + 0,0324 - 0,0048 + 0,0030 - 0,0504 = 81,131 m
2 Calcular a área da poligonal ABCDEFGH da Figura abaixo.
Solução:
Sabendo-se que cada segmento pontilhado definido pelas cordas equivale a 5 m2, a área pontilhada equivale a 25 m2. Subtraindo um triângulo da área externa, a área interna pontilhada da poligonal é 25-6 = 19 m2. A área dos 3 triângulos no interior da poligonal é 3 x 6 = 18 m2. Portanto, a área da poligonal é 18 + 19 = 37 m2.
3 Uma distância foi medida com uma trena de aço de 30 m, sendo obtido o valor de 273,15 m. Após aferir a trena, verificou-se o comprimento real de 30,01 m. Qual é a distância correta medida?
Solução
A trena é mais longa e deve-se realizar uma correção positiva de 0,01 m para cada comprimento de trena:
Valor medido = 273,15 m.
Correção total = +0,01 x 9,1050 = +0,09.
Distância corrigida = 273,24 m.
4 Deseja-se locar uma dimensão de 360 m com uma trena de aço subdividida de 0 a 30 m, porém com um comprimento real de 29,98 m. Qual medição de campo deve ser feita com essa trena de forma que a distância correta seja obtida?
Solução
12 comprimentos de trena = 12 x 30,00 = 360,00 m.
+12 x 0,02 = + 0,24 m.
Medição de campo = 360,24 m.
5 Numa trenada de 20 m, um ponto está mais baixo do que o outro 0,40 m. determinar o erro causado pelo desvio vertical.
Solução
6 Leia atentamente as afirmativas abaixo, assinalando no parêntese (V) para Verdadeiro e (F) para Falso. Será adotado o critério de que uma resposta incorreta anula uma resposta correta.
6.1 ( F ) Em levantamentos planos, a distância entre dois pontos refere-se à distância vertical.
6.2 ( V ) A distância real para uma medição com trena pode ser obtida em função da distância medida e do somatório das correções.
6.3 ( F ) Na correção de calibração de trena, para uma trena mais longa deve-se subtrair uma correção de distância e para uma trena mais curta deve-se somar o valor de correção.
6.4 (V) Os erros causados por mudanças de temperatura podem ser praticamente eliminados realizando-se a medição da temperatura ou utilizando-se uma trena de Invar.
6.5 (F) Realizar várias medidas em seções pequenas pode determinar menor erro aleatório aumentando a acurácia da medida.
6.6 (F) A ocorrência de catenária durante o levantamento com trena, determina menor distância horizontal.
6.7 (F) A catenária pode ser reduzida aplicando-se menor tensão nas extremidades e realizando o levantamento em intervalos mais longos.
6.8 (V) Correções de erros causados pela inclinação da trena podem ser calculadas da mesma forma que os erros de alinhamento horizontal.
6.9 (V) O levantamento da mesma linha com diferentes trenas, horários e posições alternadas pode reduzir o erro em trabalhos de precisão.
6.10 (F) Erros de alinhamento são considerados aleatórios e podem ser eliminados por alinhamento cuidadoso.